O Portal de Dados Abertos da UFSM tem como objetivo disponibilizar dados e informações da instituição possibilitando que estes dados estejam disponíveis e possam ser utilizados pela comunidade em geral (Lei de Acesso à Informação - Lei n. 12.527/2011). A UFSM disponibiliza, neste espaço, dados institucionais em formato CSV (Comma-Separated Values, ou “valores separados por vírgula), apropriados para download e armazenamento. O usuário poderá baixar as informações constantes de cada consulta do portal para fazer todos os cruzamentos e análises que desejar e realizar estudos e pesquisas com eles.

O QUE SÃO DADOS ABERTOS?
Dados Abertos são dados que são livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

QUAIS DADOS ESTÃO DISPONÍVEIS AQUI?
O portal tem o objetivo de disponibilizar o maior número de dados e informações possível. Neste primeiro momento, o portal disponibiliza o acesso a uma parcela dos dados publicados no Portal UFSM em Números: bibliotecas, servidores, ensino, pesquisa, extensão e ouvidoria. Novos dados deverão ser abertos conforme cronograma do Plano de Dados Abertos.

PARA QUE SERVEM?
Servem para que os cidadãos e as organizações da sociedade possam reutilizá-los com o intuito de verificar, esclarecer, fiscalizar e acompanhar de acordo com seus interesses.